Quarta, 01 Novembro 2017 14:59

Aves de Fernando de Noronha são monitoradas para prevenir influenza

Uma equipe do Ministério da Agricultura e Agadro (A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária) está realizando levantamento das aves domésticas de Fernando de Noronha. A ação conta com o apoio dos técnicos da Vigilância Sanitária da ilha. O controle e o monitoramento das criações de aves está sendo feito para prevenir a ocorrência de surtos de influenza aviária.

O trabalho coincide com o período em que aves migratórias chegam ao arquipélago como parada nas rotas. A mesma ação foi realizada em Itamaracá e municípios vizinhos.Segundo a auditora agropecuária Vânia Assis, que chefia a operação em Fernando de Noronha, esta etapa do trabalho inclui o levantamento das criações de aves para subsistência, pois no arquipélago não há criação em escala comercial.

Na segunda etapa, serão coletas amostra de sangue, que serão analisadas pela unidade do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) em Campinas (SP). As amostras colhidas em Itamaracá estão ainda em análise, porém, a expectativa é que os resultados sejam positivos. influenza.

Levantamento aves Noronha
“O controle de doenças como Influenza Aviária é fundamental para o Brasil, pois o surgimento de um caso, em qualquer lugar do país, fecha as nossas fronteiras para a exportação de frango e seus derivados”, explicou o superintendente federal de Agricultura em Pernambuco “ Carlos Ramalho.

“Nós acreditamos que a ilha tem cerca de 40 criadores de galinhas. Nesta fase do trabalho estamos realizando o georreferenciamento dos criadouros, o que vai ajudar nas próximas fases da atividade”, afirmou a profissional da Adagro, Dayane Dias.

Fonte: G1 - Ana Clara Marinho