Segunda, 05 Novembro 2018 15:50

Palestra sobre os benefícios do ovo na Multivix e na Católica de Vitória

(1 Voto)

A nutricionista clínica e esportiva e fitoterapeuta Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, esteve em Vitória para participar de um ciclo de palestras sobre “Os benefícios do ovo para a Saúde”. Os eventos fizeram parte das ações planejadas para comemorar o Dia Nacional do Ovo. Também fizeram palestras a coordenadora técnica Aline Nitz e a médica veterinária Carolina Covre, da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES).

20

As palestras foram direcionadas a alunos dos cursos de Nutrição e Medicina Veterinária das faculdades Multivix e Católica de Vitória. Quase 200 estudantes assistiram às mesas redondas que aconteceram nos dias 29 e 30 de outubro. Na Multivix, participaram do encontro alunos do campus de Goiabeiras e também da Serra.

16

Aline Nitz abriu o ciclo de palestras falando sobre “A Produção Brasileira e Capixaba de Ovos”. Ela levou aos alunos informações importantes como a de que o Espírito Santo é o terceiro maior produtor de ovos do país, com 13 milhões de unidades sendo produzidas por dia no Estado. E Santa Maria de Jetibá é o primeiro município na produção de ovos do Brasil.

A médica veterinária Carolina Covre falou sobre “A Produção de Ovos: da Granja à Mesa”. Ela abordou o ciclo produtivo dos ovos, desde as matrizes até a chegada do produto à mesa do consumidor. “O nosso objetivo foi mostrar aos alunos todo esse processo, para tomarem conhecimento da produção e até desmistificarem alguns mitos.”

Para finalizar, a nutricionista Lúcia Endriukaite mostrou os vários benefícios do consumo de ovos, com o tema “Alimento ovo e a sua importância para a saúde humana.” Lúcia explicou como escolher, armazenar e higienizar os ovos, além de detalhar o tempo de cozimento.

Ela lembrou que é uma fonte de proteína, sendo importante para a saúde em todas as faixas etárias. O ovo aumenta a sensação de saciedade, colabora com a perda de peso em um plano alimentar saudável e é um alimento interessante para os lanches de fim de tarde.

O ovo também favorece o ganho de massa muscular, ajuda ao sistema imunológico e atua na prevenção das doenças cardiovasculares. É um alimento prático, saboroso, nutritivo e natural e está ao alcance de todos.

A coordenadora do curso de Nutrição da Multivix Vitória, Patrícia Nunes, destaca que a parceria entre a AVES e a Multivix é importantíssima para fomentar discussões no meio acadêmico. “São discussões que permitem ao aluno adentrar nas questões práticas relacionadas à produção dos alimentos, aspectos sanitários e científicos, partilhados pelos pesquisadores e palestrantes trazidos pela AVES.”

15

Patrícia Nunes afirma que é muito gratificante ver os alunos interagindo, elogiando e saindo motivados das palestras. Para o evento, houve muito envolvimento do Centro Acadêmico de Nutrição na preparação da recepção dos profissionais da AVES e palestrantes. Eles se empenharam na divulgação entre alunos de vários cursos como Educação Física, Medicina Veterinária e Nutrição, das unidades Multivix de Vitória e de Serra.

“A equipe da AVES sempre será bem-vinda em nossa instituição. Esperamos muitos outros encontros para a difusão de experiências e informações científicas”, frisa Patrícia Nunes.

A coordenadora do curso de Nutrição da Católica, Alessandra Rodrigues Garcia, afirma que a presença de uma nutricionista e de uma médica veterinária discutindo a produção e o valor nutricional do ovo foi de grande importância para alunos e professores.

18

“Desmistificar os alimentos e aprofundar os estudos científicos é uma das premissas do curso de Nutrição. Por isso, agradecemos a contínua parceria da AVES com a nossa instituição”, destacou Alessandra Garcia.

Fonte: Assessoria de Comunicação AVES

Última modificação em Segunda, 05 Novembro 2018 16:07