Quinta, 02 Março 2023 08:52

AVES e ASES apresentam pauta de demandas para o governador do Espírito Santo

Reunião com o governador

A pauta de demandas da avicultura e suinocultura capixaba, com atenção especial na área sanitária, por meio de ações de prevenção da Peste Suína Clássica e Influenza Aviária, foi apresentada por representantes da AVES e ASES ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, no último dia 23 de fevereiro. Durante o encontro, as entidades reforçaram a necessidade de um trabalho conjunto com as autarquias e instituições locais para fortalecer o trabalho preventivo que vem sendo desenvolvido no Estado.

Com a participação dos presidentes da AVES e ASES, Oderli Schneider e Marco Mosquini, respectivamente, além de integrantes das diretorias e da equipe técnica das duas entidades, o encontro também contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé; do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli; do subsecretário de Agricultura, Michel Tesch; do diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro; do gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, Raoni Cezana Cipriano; do presidente do Sindicato da Indústria do Frio do Estado do Espírito Santo (Sindifrio), Fernando Antonio Marin; e do diretor financeiro do Sindrifrio, Ronalson Vargas Mendes.

No encontro, os representantes das duas entidades reforçaram ao governador as demandas que foram apresentadas ao secretário estadual de Agricultura, Ênio Bergoli, durante uma reunião no dia 02 de fevereiro. Confira a matéria no link a seguir: https://associacoes.org.br/noticias/item/3684-avicultura-e-suinocultura-capixaba-apresentam-demandas-sanitarias-em-reuniao-com-seag.

Além das pontos levantados na parte sanitária, as duas entidades também destacaram a necessidade de mais incentivos e investimentos que possam colocar os setores em igualdade de condições frente a outros estados; equilíbrio tributário; viabilização da ferrovia para transporte de insumos; melhorias nas estradas e criação de novas rotas para o escoamento das produções; e o reforço na segurança das propriedades localizadas no interior.

Reunião com o governador 2

Os representantes também enfatizaram um pedido de apoio ao governador em pautas nacionais, como a retirada do PIS e Cofins das importações de milho e soja, e a proposta de notificações dos volumes de milho exportados pelo Brasil.

Diretor executivo da AVES e ASES, Nélio Hand conta que os esforços vêm sendo realizados na prevenção de doenças nas granjas e explica que o trabalho depende de ações conjuntas, do setor produtivo e dos órgãos veterinários oficiais.

“Temos um esforço conjunto muito importante – Associações, SEAG, IDAF e SFA/ES (Superintendência do Ministério da Agricultura no ES) - quanto às questões sanitárias da avicultura e suinocultura capixaba nos últimos anos, e isso nos permite estar alinhados para as ações que são necessárias neste momento, especialmente orientar os nossos setores e a sociedade, bem como identificar e buscar soluções para os gargalos que existem e vão surgindo. Assim tem sido o nosso trabalho institucional, buscando as parcerias com as autarquias e o próprio governo estadual, para que possamos dar solução a velhos e novos desafios que possuem nossas avicultura e suinocultura”, finaliza o diretor executivo da AVES e ASES.