Terça, 21 Março 2023 17:21

Idaf promove treinamento voltado para o atendimento a suspeitas de Influenza Aviária

WhatsApp Image 2023 03 16 at 17.14.29

Foto: Idaf

Mesmo com o Brasil não tendo nenhum registro de casos de Influenza Aviária, o reforço na adoção de medidas preventivas para evitar a entrada da doença no país segue e no Espírito Santo não é diferente. Entre os dias 15 e 16 de março, médicos-veterinários oficiais participaram de treinamento focado no atendimento inicial de casos suspeitos de Influenza Aviária e da Doença de Newcastle. A convite, os profissionais do setor privado representaram a AVES na iniciativa.

Promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) em parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a iniciativa teve o comando do Serviço Veterinário Oficial do Idaf. Também estiveram presentes representantes do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

No primeiro dia de curso, que aconteceu no auditório da Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento no Espírito Santo (SFA/ES), em Vitória, os participantes acompanharam uma aula teórica sobre: caracterização da avicultura do Espírito Santo; influenza aviária e doença de Newcastle; vigilância passiva de síndrome respiratória e nervosa das aves; definição de casos e fluxo de investigação. Além disso, também houve uma apresentação das atividades desenvolvidas pelo Ipram para reabilitação de aves marinhas.

No último dia, foi realizado o treinamento prático de necropsia e coleta de amostras para diagnóstico. A aula foi realizada no laboratório do curso de medicina-veterinária da Universidade de Vila Velha (UVV). Representando a AVES, os médicos-veterinários Deydsson Antônio Soares Vargas e Angelo Lozer Júnior enfatizaram a importância do conteúdo.

WhatsApp Image 2023 03 16 at 17.14.13

Foto: Idaf

“Agradeço e parabenizo o Idaf por disponibilizar a oportunidade aos profissionais que estão no campo, de conhecerem os principais pontos de intervenção em uma situação de detecção de influenza aviária no Estado, destacando os posicionamentos e a logística já traçada. Isso tudo traz uma tranquilidade com o serviço veterinário já estando em alerta”, comemorou Deydsson.

“Foi um evento de grande importância pelo momento que estamos passando com a influenza aviária pelo mundo, capacitando os técnicos que estão a campo sobre as principais medidas de proteção (biosseguridade) do nosso plantel e, principalmente, o que devemos fazer caso tenhamos um caso suspeito em nosso território”, complementou Angelo Lozer Júnior.

Mais capacitações

Durante o encontro, o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha, disse que o órgão estadual prevê, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), mais um treinamento para os servidores, com foco na atuação em casos de diagnóstico da Influenza no Estado. “A princípio, estamos buscando conscientizar os produtores, em parceria com o Mapa, a Seag e a AVES, sobre a importância das medidas de biosseguridade e realizando a vigilância ativa nas granjas, mas caso a doença entre no Estado, o que estamos trabalhando muito para que não aconteça, precisamos estar preparados para enfrentá-la”, pontuou.

Diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira orientou sobre as medidas de biosseguridade nas granjas e a notificação obrigatória em caso da doença. “Entre as orientações práticas aos produtores estão: usar roupas e calçados limpos ao entrar nos núcleos; desinfecção de veículos e materiais que acessem a granja; cumprir quarentena de quatorze dias sem visitas a instalações após viagens ao exterior; evitar o contato dos animais das granjas com outras aves, especialmente aves silvestres; verificar rotineiramente a integridade das telas e cercas dos aviários. A detecção precoce e a notificação de suspeitas de Influenza Aviária são muito importantes, pois permite uma resposta rápida, a fim de evitar a disseminação da doença e, como consequência, um prejuízo maior. A notificação de casos suspeitos ou a identificação de mortes anormais, deve ser notificada obrigatoriamente ao Idaf”, encerrou Janil.