Terça, 06 Fevereiro 2024 10:43

Estado de Alerta para Influenza Aviária em Santa Maria de Jetibá deve ser prorrogado

WhatsApp Image 2024 01 31 at 16.06.11 Copia

A Comissão de Emergência Zoossanitária de Santa Maria de Jetibá se reuniu no dia 31 de janeiro para decidir sobre a necessidade da manutenção do Estado de Alerta em função do risco de infecção pelo vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no município, haja vista a proximidade do período migratório das aves marinhas na costa do Estado.

Estavam presentes à reunião representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF), Defesa Civil do município, das secretarias municipais de Saúde, Interior, Agropecuária, Meio Ambiente e Serviços Urbanos e representantes da avicultura, através da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES).

A reunião foi coordenada pelo Secretário de Defesa Social, Vitor Dimitri, justificando a convocação  em decorrência da prorrogação do Estado de Emergência Zoosanitária no estado do Espírito Santo,  através do decreto nº 5608-R, de 23 de janeiro de 2024. Segundo Dimitri, a informação foi confirmada em reunião que ele teve com o diretor presidente do IDAF, que destacou a necessidade de manter o Estado de Emergência Zoosanitária em função do início do período migratório das aves marinhas na costa do Estado.

Durante a reunião, o diretor executivo da AVES, Nélio Hand fez uma análise da conjuntura atual dos riscos decorrentes da Influenza Aviária no Estado e no mundo, destacando a importância de o poder público decretar Estado de Emergência Zoossanitária. Ressaltou também que o segmento avícola está empenhado nas ações e medidas  preventivas de biosseguridade.

O Coordenador de Sanidade Avícola do IDAF, Leandro Marinho, informou sobre a maior letalidade dessa nova cepa do vírus da Influenza Aviária e comunicou que o instituto dobrou o número de veterinários no escritório local e intensificou as ações de fiscalização de biosseguridade das granjas.

Vitor Dimitri, chamou a atenção para a falsa sensação de que o “perigo passou”. “Isso é temeroso, pois a crescente letalidade do vírus requer uma constante atenção às normas e ações de biosseguridade”, alerta Dimitri.

Diante das manifestações e dos votos dos presentes, ficou deliberado o encaminhamento ao prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke, de orientação para manutenção do Estado de Alerta Zoosanitário no município.

Ascom AVES e ASES

Última modificação em Quarta, 07 Fevereiro 2024 14:19