Segunda, 11 Julho 2016 15:33

Diretor técnico da ABPA discute influenza aviária no 11º Simpósio Técnico da ACAV

Uma das maiores autoridades em avicultura no Brasil, o diretor técnico da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antonio Mendes participará do painel sobre influenza aviária durante o 11º Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura).

O Simpósio ocorrerá no período de 16 a 19 de agosto deste ano Oceania Park Hotel & Convention Center, localizado em Ingleses, Florianópolis, e terá a participação de 500 profissionais e empresários do setor. Considerado uma referência para a indústria avícola brasileira, o Simpósio terá 15 palestras de alto nível científico.

A participação do diretor da ABPA está programada para o terceiro dia do Simpósio (18 de agosto, quinta-feira), cuja programação da manhã – das 8h30 às 12h30 – será dedicada ao PAINEL INFLUENZA AVIÁRIA.

Ariel Antonio Mendes é médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná, concluiu Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado pela Universidade Nacional Autônoma do México e pós-doutorado pela Universidade de Arkansas nos Estados Unidos. É professor titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP de Botucatu. Presidiu as principais entidades do setor, entre elas, a Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola (FACTA), a União Brasileira de Avicultura (UBA) e a Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA).

O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), José Antônio Ribas Júnior, realça que o Simpósio da ACAV será um evento de alto nível técnico e científico, com foco nos temas de maior relevância na atualidade para a cadeia da avicultura industrial e inovações que surgiram no Brasil e no mundo. Assinalou que “o Simpósio é referência nacional em difusão tecnológica, integração setorial, proposição e formulação de políticas segmentadas”. O vice-presidente da Divisão de Equipamentos da ACAV e coordenador geral Bento Zanoni destaca que as principais palestras da programação têm como tema central tradicional incubação, matrizes de corte e nutrição.

INSCRIÇÕES.

As inscrições e a programação completa estão disponíveis no hot site alojado na página www.sindicarne.org.br. Os valores das inscrições estão definidos em três categorias: associado da ACAV, não associado e estudante.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia (16 de agosto, terça-feira) haverá um pré-simpósio das 8 às 16 horas, realizado pela MSD Saúde Animal, e uma programação de palestras técnicas a cargo de empresas Kemin e Olmix das 16 às 18 horas. A abertura solene, seguida de coquetel, inicia às 19 horas.

No segundo dia (17 de agosto, quarta-feira), o painel que dominará a programação matutina, das 8h30 às 12h30, abordará a MORTALIDADE DE PINTINHOS DE PRIMEIRA SEMANA com quatro enfoques. Das 8h30 às 10h10 serão focalizados o manejo de ovos e o manejo da incubação com os palestrantes convidados Sérgio Rodrigues e Eduardo Costa. Das 10h30 às 11h20 o tema será brooding/alojamento com Fernando Vargas. Das 11h20 às 12h10, Antonio Carlos Pedroso tratará do impacto da primeira semana na performance posterior do frango.

A programação vespertina inicia às 14h30 com palestra de Dinah Nicholson sobre SPIDES/RECUPERAÇÃO DE EMBRIÕES com o objetivo de melhorar a eclodibilidade em ovos com longos períodos de estocagem. Às 15h30, Antonio Mário Penz prelecionará sobre MANEJO DA NUTRIÇÃO DE MACHOS.

Das 17 às 19 horas serão ministradas palestras técnicas a cargo das empresas Evonik, Vencomatic e Aviagen. À noite, os participantes do Simpósio Técnico da ACAV confraternizarão no tradicional Jantar do Galo, patrocinado pela empresa JBS Foods.
No terceiro dia (18 de agosto, quinta-feira) toda a programação da manhã – das 8h30 às 12h30 – será dedicada ao PAINEL INFLUENZA AVIÁRIA com a participação de quatro debatedores: das 8h30 às 9h20 Masaio Mizuno tratará da epidemiologia e características do vírus; das 9h20 às 10h10 Taylor Barbosa falará sobre a realidade americana de contingência; das 10h30 às 11h20 Ariel Mendes relatará a visão da Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA) sobre o assunto.

A programação da tarde estabelece duas palestras: às 14h30, Roberto Freitas abordará PONTOS IMPORTANTES NO MANEJO DE RECRIA DE MATRIZES PESADAS. Às 15h30, Chris Willians discorrerá sobre o tema COMO OTIMIZAR A TECNOLOGIA IN OVO EM INCUBATÓRIOS COMERCIAIS. Na programação paralela, das 17 às 19 horas, as empresas Cobb e Zoetis oferecerão duas palestras técnicas.

No quarto e último dia (19 de agosto, sexta-feira) o 11º Simpósio será concluído com três palestras: às 9 horas, Lúcio Araújo discorrerá sobre MANEJO NUTRICIONAL DE MATRIZES VISANDO QUALIDADE DA PROGÊNIE. Às 10 horas, Lenise Inácio de Souza tratará sobre o tema MUNIPULAÇÃO TÉRMICA DE EMBRIÕES – INCUBAÇÃO CIRCADIANA e às 11 horas Cláudio Carvalho focará PONTOS CRÍTIVOS NO MANEJO E NUTRIÇÃO DE REPRODUTORAS APÓS AS 22 SEMANAS. Das 12 às 12h30 horas haverá sorteio de brindes e lanche de encerramento.

Fonte: ACAV e SINDICARNE