Sexta, 10 Setembro 2021 11:21

ASES e ABCS promovem palestra on-line sobre fábricas de ração

Nélio e Stefan

A rotina e os desafios das fábricas de ração foram abordados na palestra “Nossas fábricas de ração estão prontas para enfrentar a atual realidade? O que precisamos dar maior atenção?”, que foi promovida na última quinta-feira (09), de forma on-line, pela ASES e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).

O evento que também contou com apoio dos frigoríficos Cofril, Mosquini e Zuculoto, teve em sua abertura o diretor executivo da ASES, Nélio Hand, saudando o público e passando a palavra para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke.

Charli

Por meio de um vídeo, a representante da entidade nacional destacou a série de eventos on-line que a ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), tem promovido em todo o país com diversas temáticas que são pertinentes à cadeia suinícola brasileira.

Na sequência, a palestra que deu nome ao evento foi comandada pelo médico-veterinário, Stefan Rohr, que destacou a importância de entender as boas práticas e os pontos relevantes das normas, e explicou a relação e a aplicação das instruções normativas 04 e 65 e da norma operacional 03, por meio de uma linha do tempo.

Stefan também detalhou a diferença entre registro e cadastro e apresentou as últimas atualizações das normas publicadas. Após a apresentação, o palestrante respondeu algumas perguntas que foram feitas pelo público participante.

O diretor executivo da ASES, Nélio Hand, destacou a importância de debater sobre a temática de fábricas de rações e já adiantou que outros assuntos podem ser abordados ao longo do ano, por meio dessa parceria entre a associação e a ABCS.

“Nos últimos anos, esse é um tema que vem sendo debatido, não somente pela suinocultura, mas também em outros segmentos produtivos, já que se trata de uma temática muito relevante e que necessita de muita atenção. A adequação das fábricas de ração de cada granja é fundamental para que se possa estar em regularidade diante das normas estabelecidas e produzindo com segurança que se reflete na qualidade que o mercado deseja”, enfatizou Nélio.