Terça, 13 Setembro 2022 16:36

Valor médio do suíno negociado no mercado independente subiu em agosto

As vendas aquecidas e as consequentes valorizações do suíno vivo ao longo da primeira quinzena de agosto superaram os recuos dos preços observados na segunda metade do mês. Diante disso, em agosto, o valor médio do animal negociado no mercado independente ficou acima do registrado em julho.

Preços e exportações

Os embarques brasileiros de carne suína, considerando-se produtos in natura e processados, atingiram volume recorde em agosto, tendo-se como base a série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), iniciada em 1997.

Relação de troca e insumos

Mesmo com a valorização do milho em agosto, o poder de compra dos suinocultores paulistas registrou sua sexta alta mensal consecutiva, favorecido pelos aumentos do preço do vivo comercializado no mercado spot. Frente ao farelo de soja, o poder de compra do produtor também cresceu, visto que o insumo se desvalorizou no último mês.

Carnes concorrentes

Os preços médios da carne suína registraram aumento significativo em agosto, enquanto as carnes bovina e de frango se desvalorizaram. Esse movimento resultou na perda de competitividade da proteína suinícola frente às concorrentes.

Fonte: Suinocultura Industrial